*Uma postura incorreta traduz fadiga e tensão aos ligamentos e músculos, podendo resultar em Dor e Deformidades.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pilates X Fisioterapia


Pilates X Fisioterapia



Desenvolvido por Joseph Pilates (1880-1967), o método Pilates tem como propósito geral desenvolver os músculos do power house (anteriores abdominais, extensores da coluna, ex­tensores do quadril, flexores do quadril e musculatura profunda da pelve)1,2.

Mais especificamente, na fisioterapia, o Pilates têm sido utilizado para diversos fins, tais como: restauração da fun­ção articular, estabilização lombar-pélvica, controle da fibro­mialgia, e tratamento da dor lombar,  Para isso, o clínico conta com exercícios realizados no solo e em aparelhos diferenciados, como o Reformer, o Barrel e o Cadillac.
De forma geral, tem-se recomendado que programas de reabilitação utilizem exercícios com intensidades progressivas condizentes com a necessidade de cada paciente.
 No entanto, quando os exercícios de Pilates são utilizados juntamente com a prática clínica, o que se observa é que a determinação da sobre­carga externa é realizada com base em informações pouco obje­tivas, como pela troca de uma mola que oferece uma resistência menor por outra que oferece uma resistência maior, sem conhe­cer “quanto” de resistência é fornecida em ambas as situações.
Entende-se que, quando realizada dessa forma, a definição da intensidade usada no exercício acaba quase que exclusivamente dependendo do feedback do paciente e da experiência do profis­sional.
Daniela Gimenez da Silva
Graduada em Fisioterapia
Formação no Método Pilates pela Posturale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.