*Uma postura incorreta traduz fadiga e tensão aos ligamentos e músculos, podendo resultar em Dor e Deformidades.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resoluções Federais reforçam autonomia do fisioterapeuta na prescrição e prática de Pilates

  O conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicou no Diário Oficial da União dia 08 de Junho, a resolução 386/2011, que dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo Fisioterapeuta.

  O texto afirma que "compete ao fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e mecanoterapêuticos".

  O Coffito considera que o Pilates promove a educação e rreducação do movimento corporal, pois é composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional. O método promove ainda estabilização postural, melhoria da força muscular, mobilidade articular, equílibrio corporal r harmonia das cadeias musculares, entre outras com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus pacientes.

  A resolução esclarece ainda que compete ao fisioterapeuta fazer a indicação do exercício após a avaliação de cada paciente, a fim de garantir a qualidade da assistência fisioterapêutica.

Informativo do CREFITO 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.